Filial é uma empresa “filha” ligada a outra empresa chamada “mãe”.
A filial tem dependência da empresa mãe.
Sucursal é o estabelecimento ou representação comercial, de uma determinada empresa, sendo a surcusal desprovida de personalidade jurídica, e desenvolve na sucursal as atividades inerentes à empresa que ela representa.
Ou seja, filial é uma empresa que apesar de ser “filha” da empresa “mãe, tem personalidade jurídica e autonomia em suas ações.
E a sucursal além de não ter personalidade jurídica, desenvolve as atividades da empresa principal.
excelente explicação!
ResponderExcluirSucursal é a que toma suco com sal.
ResponderExcluirGostei do artigo e da proposta do blog. Mas um outro site (http://www.pompermaier.com.br/novidades_artigos_detalhe.php?id=485) diz que a sucursal “(…) se mostra organização mais ampla. Embora ligada à matriz, sendo obrigada a acompanha-la nos mesmos objetivos, em geral é mantida com certa autonomia, possuindo uma direção, a que se atribui a faculdade de decidir e operar com maior liberdade. Assim, a própria sucursal, tendo sob sua jurisdição um determinado território, pode, por seu turno, manter filiais e agências, que ficam subordinadas a ela em vez de se entenderem com a matriz (…)”. :-[
ResponderExcluirEstá certo!
ExcluirEstá certo!
Excluirmuita obrigada pelo post, agora eu conseguir diferencia-las
ResponderExcluirPreciso de uma informação, se puder me ajudar...tenho uma empresa ME, Simples Nacional aberta no Brasil, vou comercializar um produto que está sendo fabricado na Itália em todo mercado Europeu, qual é o modelo ideal? Abrir uma Sucursal na Itália?
ResponderExcluir