Como primeiro passo para organizar uma empresa é preciso escolhermos um sócio, levando-se em consideração que a partir de janeiro de 2012, será possível constituirmos uma sociedade simples individual, o que veremos mais adiante, há também o MEI - o Micro Empreendedor Individual, pois ambas tem exigências específicas a serem cumpridas. O propósito agora é fazer uma abordagem geral.
Não podemos esquecer de um aspecto importante que é o que motiva uma pessoa a abrir um negócio? Aliás pode-se dizer que é o fato gerador de todo o conjunto da obra, que a VONTADE, o desejo de fazer algo. fazer o quê? O desejo é o marco zero de toda a sociedade.
Voltando, 1º passo escolher um sócio, definir o objeto desta sociedade, elaborar um CONTRATO SOCIAL, onde terão cláusulas que irão reger esta relação comercial e o valor que comporá este contrato, o CAPITAL SOCIAL, que poderá ser integralizado ou a integralizar, ou seja, os sócios poderão abrir a empresa disponibilizando o valor imediatamente ou aos poucos,, parcelas mensais, ou através da aquisição do imobilizado da empresa. O importante é que tudo isso fique decidido de comum acordo, escrito e assinado, para evitar dúvidas no futuro.
Vimos também, que é preciso registrar esta sociedade e isso deve ser feito na Junta Comercial - JUCERJA para empresas que "terão" fins lucrativos ou no RCPJ - Registro Civil de Pesoas Jurídicas, para as empresas que utilizem apenas seu conhecimento, normalmente, sua capacidade intelectual.
Não podemos esquecer que é preciso termos um nome, NOME EMPRESARIAL. Para isso vamos fazer uma consulta se o nome que queremos para nossa empresa poderá ser utilizado - BUSCA PRÉVIA.
Este blog pretende ajudar aos novos empreendedores a estruturar sua empresa
Quem sou?
- ESTRUTURANDO UMA EMPRESA
- Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Meu nome é Cecília optei por trabalhar com Administração,tanto na área de pessoal quanto na financeira e também organização de empresas. Ao percorrer esse caminho percebi a carência de profissionais com conhecimentos contábeis, capazes de falar uma liguagem de fácil compreensão. Com isso ao fazer essa interface com os escritórios de contabilidade muitós erros foram evitados e dúvidas sanadas sem desgastes. Sabemos que várias empresas passam por dificuldades por má orientação por parte dos contadores, orientação essa, as vezes, não compreendida corretamente, causando grandes transtornos. Hoje penso em um escritório de contabilidade mais intinerante, mais próximo de seus clientes, para que vivenciem melhor o dia a dia da empresa e assim melhor atendê-los. Coloco minha experiência e competência à disposição dos pequenos e novos empreendedores para juntos pensarmos e encontrarmos as soluções. Marque uma visita! Voce vai se surpreender! O valor é bem accessível e como os problemas tem solução!!! Até breve, abraços Cecília
Nenhum comentário:
Postar um comentário